ESSE É NOSSO FEDERAL!

ESSE É NOSSO FEDERAL!

Vote Precisamos de Você fomos Indicados para ganhar o prêmio de melhor blog de 2010

Contador de Visitas

Pesquisar este blog

Páginas

26 de mai. de 2010

Petrolina: Ibama encontra e inutiliza fornos de carvão na caatinga

                                                                                  
                                                                                
                                                                            


                                                                            





Agentes ambientais do Ibama localizaram e destruíram ontem (03/03) cerca de 50 fornos ilegais de produção de carvão na comunidade de Ponta da Serra, no município de Petrolina, a cerca de 700 km do Recife. Os fornos eram do tipo “caieiras”, que consistem em valas feitas no solo onde se deposita a madeira a ser queimada. Além de serem de baixa produtividade, as caieiras também são altamente poluentes.



No local também foram encontrados cerca de 500 sacos de carvão e vários estéreos de madeira nativa da caatinga, produtos doados à prefeitura do município.



A produção de carvão de forma ilegal em Ponta da Serra não era novidade. No ano passado, agentes do Ibama em conjunto com a CPRH (agência ambiental pernambucana) estiveram na área orientando a comunidade sobre os riscos ambientais e legais da atividade. A visita foi feita sob recomendação do Ministério Público de PE. Mas as conversas não surtiram efeito e a comunidade, que alega não ter outras formas de geração de renda, voltou a produzir carvão.

“A ação de hoje do Ibama é emblemática”, comenta a promotora de justiça do meio ambiente de Petrolina, Ana Rúbia Torres de Carvalho, que acompanhou toda a ação no local.



Segundo a Assessoria de Comunicação do Ibama/PE, esta operação e a atuação do órgão na caatinga foram apresentadas no I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação, que está acontecendo em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).



[I/F] Ascom/Ibama/PE



fonte http://www.gazetta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário